<voltar>

Desculpe, esse jogo não existe mais



klapaucius há 3 dias

Bom dia Vinícius, tudo bem? Primeiramente, muito obrigado pelo seu trabalho na preservação desses jogos digitais - graças ao seu canal pude revisitar diversas memórias da minha infância, e por isso sou eternamente grato. No entanto, tem um jogo que ainda não consigo encontrar em lugar nenhum, e gostaria de pedir sua ajuda.

Não é um jogo de CD-ROM, mas eu o jogava no PC quando tinha uns 9 anos, acredito que tivesse sido instalado pelo meu irmão mais velho. Era um jogo em primeira pessoa, em que você explorava um mundo e coletava recursos pra conseguir montar sua casa e sobreviver. Eu me lembro particularmente da sensação de "mistério": as regras eram pouquíssimo claras e você nunca sabia o que era possível e o que não era, então acabava sentindo que o jogo tinha possibilidades infinitas. Isso às vezes era assustador: você entrava em uma caverna e ficava aterrorizado com todo e qualquer movimento, já que não tinha a menor ideia do que podia encontrar por lá - um tesouro, um monstro, um portal para outro mundo? Às vezes nessas horas eu pedia a ajuda do meu irmão - ele passava dessas partes e eu fechava os olhos, todo nervoso.

Eu me lembro também do mundo ser lindo e extremamente diverso: às vezes eu saía por aí, explorando, e acabava encontrando uma montanha ou vale ou rio tão deslumbrantes que eu simplesmente decidia: "preciso fazer uma casa aqui". Então eu abandonava tudo que tinha feito e começava do zero, com um sorriso no rosto, imaginando tudo que poderia construir: um castelo, uma fazenda, uma base aquática. Nesses momentos em que eu estava simplesmente andando, maravilhado com cada árvore e pedra, eu era feliz.

Todo mundo pra quem eu pergunto me diz que o jogo é "Minecraft", mas eu tenho certeza de que não é! Eu cheguei a jogar esse jogo recentemente, e não tem absolutamente nada a ver com a minha descrição. As regras de Minecraft são claríssimas: todo mundo sabe que tem que começar socando a árvore, depois fazer a picareta, fugir do creeper etc. Além disso, as paisagens do jogo são bem genéricas e o gameplay é extremamente repetitivo (quem tem saco pra ficar 2 horas escavando?). A única coisa parecida é a música, que por algum motivo me dá vontade de chorar.

Por favor Vinícius, se você souber que jogo é esse, me diga. A coisa que eu mais quero é jogá-lo novamente, e retornar a esse mundo em que passei tantos momentos da mais pura felicidade.

De novo, muito obrigado por tudo, e um enorme abraço.