eu recém terminei o meu primeiro jogo em Godot, e depois de 5 anos mexendo exclusivamente em Unity, tenho opiniões.
no começo eu estava detestando porque o paradigma "node-based" da Godot não tava fazendo sentido nenhum pra mim, e parecia que tinham construído uma engine propositalmente imbecil pra me sacanear. mas depois de seguir os tutoriais eu tive o momento galaxy brain e comecei a entender como tudo funciona, e daí pra frente foi smooth sailing.
principal vantagem: é consideravelmente mais rápido fazer certas coisas em Godot do que em Unity. dois fatores principais: (1) os editores, e (2) as linguagens de programação.
não é nenhuma novidade que o editor da Unity é pesado:
nenhuma dessas esperas é particularmente interminável, mas elas vão se somando com o passar do tempo e vão criando um certo "atrito" na engine, um sentimento de que as coisas são mais lentas do que o necessário. talvez tudo isso seja rápido num desktop bom, mas no meu notebook demora. a presença volumosa da Unity é palpável.
em comparação, o editor da Godot é mais leve:
tudo isso contribui para uma experiência suave, fluida. o atrito do editor da Godot é mínimo.
mas ainda tem a questão das linguagens.
GDScript é Python, basicamente, então é rápido de se programar igual Python. no tempo que um programador Godot leva para programar a movimentação do jogador, o programador Unity ainda está escrevendo "GetComponentWithChildren<Collider2D>();". a tipagem dinâmica elimina certas responsabilidades do programador, e torna tudo mais suave. não tem muito o que dizer além disso. perto de GDScript, C# parece desnecessariamente burocrático.
então beleza, até agora a Godot é muito mais rápida e suave do que a Unity. mas ela também tem as suas desvantagens. três, em particular:
(exemplos para os interessados: dar "rescale" em animation frames. adicionar colisão a múltiplos tiles simultaneamente, no auto-tile. polifonia no AudioStreamPlayer. etc.)
em resumo: a Godot oferece uma experiência mais fluida e gostosa, mas às vezes te força a caminhar um pouco no escuro, e não te protege do seu próprio código.
também é importante comentar que eu acho a Godot muito mais bonita do que a Unity. não só o editor, mas também a logo, o nome, e o fato de ter sido iniciada por 2 hermanos (latin america represent!)
eu pretendo continuar mexendo com godot? por enquanto sim, os prós superam os contras. talvez chegue o dia em que eu comece a fazer um projeto mais longo e fique frustrado com as deficiências da engine, frustrado com a incapacidade dela te me impedir de escrever código merda. esse dia talvez nunca chegue. por enquanto, terei o prazer de continuar brincando com ela.
p.s.: eu sei que dá pra escrever em C# na Godot, mas eu não vou tenho interesse em fazer isso por enquanto já que GDScript é o "padrão" e eu não faço ideia do quão bem-suportadas são essas linguagens "adicionais".