<voltar>


assista The Genius. assista agora

sabe quando você encontra uma mídia tão boa que você passa o dia inteiro pensando "nossa, mal posso esperar pra chegar em casa e assistir/jogar/ler X"? pois bem, nas últimas semanas isso tem acontecido comigo, com um programa de televisão que absolutamente ninguém ouviu falar. de fato, eu descobri o programa de uma forma bem obscura: através de um post em um blog aleatório que eu encontrei stalkeando o autor de um paper que eu achei ao procurar 'jogos de detetive' no google scholar. ou seja: obscuro!! a única menção "popular" a esse programa é uma video essay com 190 mil visualizações no youtube, que não é pouco, mas certamente não é o que eu chamaria de "na boca do povo".

sendo tão bom e tão obscuro, eu me sinto na obrigação MORAL de divulgar A Palavra. porque sem um post num Site Aleatório na Internet, eu não teria encontrado este excelente programa, então sendo eu o proprietário de um outro Site Aleatório na Internet, nada mais natural do que fazer o mesmo. #Sites Aleatórios na Internet importam

o programa em questão se chama "The Genius", um game show sul-coreano que rodou entre 2013 e 2015. o resumo da ópera é o seguinte: cada temporada acompanha um grupo de 13 jogadores que, todo episódio, jogam um jogo diferente pra decidir quem vai ser eliminado. depois de 12 episódios, o jogador que sobrar (o titular "gênio") torna-se proprietário da recompensa mais natural do mundo: muitos dinheiros. e se isso parece algo que você nunca assistiria, pode ficar tranquilo, porque também não é algo que eu assistiria! mas é bom. é muito bom.

é bom por diversos motivos. em primeiro lugar, os jogadores: todos são pessoas com algum tipo de talento, o que torna esse programa a coisa mais próxima de uma versão real de Danganronpa que provavelmente vai existir no planeta terra. pra você ter uma noção, na primeira temporada o elenco inclui:

  1. uma garota do tempo
  2. um idol kpop
  3. um idol kpop dos anos 90
  4. um jogador de starcraft
  5. um comediante
  6. um coreano que estudou em harvard
  7. um ator
  8. uma membra da MENSA
  9. um escritor de manhwa
  10. uma leiloeira
  11. um mestre de go
  12. uma âncora de jornal
  13. uma campeã coreana de sinuca

como você pode imaginar, cada uma dessas pessoas traz um leque diferente de habilidades pro programa: alguns são naturalmente inteligentes, outros são bons em mentir, outros em se aliar com quem está ganhando... é sensacional ver como jogadores diferentes abordam os mesmos jogos, e ver também como as dinâmicas entre eles vão evoluindo com o passar do tempo. porque com o passar dos episódios, os jogadores vão construindo relacionamentos entre si: fulano já foi traído por ciclano, beltrano sempre se aliou com fulano, etc. isso gera uma camada adicional de drama que é muito bem-vinda, como por exemplo ver uma pessoa engolindo o orgulho e se ajoelhando diante do seu pior inimigo simplesmente pra ter uma chance de não ser eliminado. é drama humano!! é divertido!!

mas isso só funciona por conta do verdadeiro astro de The Genius: os jogos. todo episódio tem um jogo novo, e os jogos são sempre cuidadosamente construídos: todos tem brechas nas regras que permitem que os jogadores façam coisas espertinhas, como por exemplo eliminar todo o impacto da sorte, fazer pontos infinitos, ou até mesmo elaborar códigos secretos pra se comunicar com seus inimigos e trair seus aliados. se os jogos fossem uma merda The Genius seria uma merda, mas os jogos são muito bons em permitir com que diferentes pessoas demonstrem seus talentos.

os jogos permitem que as pessoas mostrem que são espertinhas, e The Genius é bom porque é muito divertido ver pessoas sendo espertinhas.

mas não são só os jogos e os jogadores. o verdadeiro verdadeiro astro de The Genius é... a edição. pode parecer estranho, mas grande parte dos episódios tem plot twists: você tinha certeza que uma pessoa ia ganhar porque ela estava fazendo algo muito inteligente, mas BOOM, na verdade tinha uma outra pessoa fazendo algo AINDA MAIS inteligente o tempo todo, e você só descobriu no final porque os editores estavam escondendo isso de você o tempo todo. esse estilo de edição quebra a ideia de "espectador onisciente" que esses programas normalmente trazem, e acaba pondo VOCÊ, espectador, no meio do jogo junto com os jogadores -- assim elevando ao máximo a tensão já que mesmo VOCÊ não sabe quem está falando a verdade e quem está mentindo. é perfeito é tipo um filme de mistério!!!

enfim eu acho que os pontos mais importantes são esses. vendi bem? não muito, mas só vai lá e assiste. The Genius é muito bom. a série vai ficando melhor com o passar do tempo (porque você vai criando vínculos com os jogadores), mas o primeiro episódio já é bom, e acho que faz um ótimo trabalho de vender o peixe. assista! assista agora!!

ONDE ASSISTIR

pirataria é ilegal porém eu não conheço absolutamente nenhum lugar onde se possa assistir The Genius legalmente, então... ? por favor dirija-se a este post no reddit onde você pode acessar todas as quatro temporadas (note: se te interessar, é possível streamar o vídeo no mega sem baixá-lo).

DISCLAIMERS

pra mim a edição é o máximo, mas tem gente que não gosta (???). estas pessoas dizem coisas como "A edição fica repetindo muitas cenas, [...] forçando mistério. [...] Demora muito pra chegar no ponto que quer fazer". não entendo o que essas palavras significam mas vale dizer o óbvio: não é para todo mundo!

"meu deus eu não sei quem é quem": se você for igual a mim, no início vai ser difícil distinguir alguns dos jogadores, principalmente quando eles são mencionados por nome -- infelizmente não é tão fácil associar nomes a rostos quando os nomes são coisas como Hwangjoon e Jungmoon e Jungmin e Sangmin e etc. minha resposta pra isso é: aguenta firme!! o início é a pior parte, porque tem mais jogadores e você não conhece ninguém -- com o passar do tempo o elenco vai diminuindo e os rostos vão ficando mais familiares. aqui está uma imagem que pode te ajudar, ela não é perfeita mas já ajuda (Jinho não é "video gamer", é um dos maiores jogadores de StarCraft 1 de todos os tempos!! Yuram não é uma "jogadora de sinuca", ela é campeã coreana de sinuca!! etc)


Comentários