história do projeto

para os curiosos de plantão, segue abaixo um relato detalhado de como (e porquê) eu comecei a preservar CD-ROMs.


the adventure begins...

quando eu era criança, uma das minhas atividades preferidas era jogar CD-ROMs no computador. toda semana a minha mãe ia na banca e comprava alguma revista com jogos infantis e educacionais, principalmente a CD-ROM Criança e a CD Expert Kids. eu sempre fazia a mesma coisa: jogava a revista fora, percebia que o jogo não era um clone de Coelho Sabido: Jardim, e imediatamente perdia o interesse. eu realmente gostava de Coelho Sabido: Jardim.

esse aí sou eu, com 3 anos de idade, jogando Coelho Sabido: Jardim! (não dá pra ver pela foto, mas minha mãe jura de pé junto que era coelho sabido, e quem sou eu pra duvidar). veja como tem trocentos travesseiros embaixo da minha bunda. veja o sorriso no meu rosto. consegue sentir o instinto gamer?

além de Coelho Sabido, eu também adorava Imaginemos! 3, Terra do Sempre, 101 Dálmatas, Hércules, Em Busca do Vale Encantado, Gus vai ao CiberParque, Caracolino, e diversos outros jogos cujos efeitos sonoros foram tatuados no meu hipocampo.

em resumo, CD-ROMs infantis foram o meu primeiro contato com o computador, e foi um contato muito positivo! eles me ensinaram a contar, a identificar as cores, a diferenciar figuras geométricas... e, é claro, eles também me ensinaram a "ficar sentado olhando pra uma tela durante horas a fio" - uma habilidade extremamente útil no século XXI!

muitos anos depois

um belo dia em fevereiro de 2018, eu acordei com uma enorme vontade de ouvir a música "Há Muito Cão", do jogo 101 Dálmatas - Livro Animado Interativo. infelizmente, eu não consegui encontrar um vídeo do jogo em lugar nenhum, o que me surpreendeu bastante: o jogo era da Disney, e era de se imaginar que existiria pelo menos algum vídeo do jogo em pt-br. afinal de contas, a internet é um lugar enorme, e tudo que pode ser feito já foi feito, não é mesmo?

mas eu não consegui encontrar filmagens do jogo, muito menos uma ISO; a única coisa que encontrei foram pessoas vendendo o CD a 300 reais no mercadolivre. logo ficou claro que se eu fosse revisitar essa memória, teria que ser com o meu próprio CD. felizmente, a minha coleção de CD-ROMs sobreviveu a 2 décadas e 8 mudanças (!!), então eu ainda tinha minha cópia do jogo. peguei o notebook da minha mãe (o único aqui em casa que tinha drive de disco), e comecei a re-jogar não só 101 Dálmatas, mas muitos outros jogos que eu gostava (como o clássico Estúdio de Cartoons do Batman, mostrado acima). foi divertido, todos riram, bola pra frente.

e a história teria terminado aqui, se não fosse pelo simples fato de que ao longo da minha vida, eu acumulei muitos traumas no quesito "preservação digital". basicamente, eu passei boa parte da minha infância em sites como Neopets, fóruns de pokémon, etc, e quase nada do meu histórico pessoal nesses sites foi preservado. eu não me considero uma pessoa particularmente nostálgica (muito pelo contrário), mas eu acho que é interessante ter esses registros pessoais por diversas razões, no mínimo por autoconhecimento. então eu decidi extrair ISOs de todos os meus CDs antes que algo de ruim acontecesse. a princípio eu não fiz nada com essas ISOs - elas ficaram paradas numa pasta do Drive por um bom tempo.

eu também fiz um vídeo da música "Há Muito Cão", porque sim.

habemus corona

meses foram se passando, e de vez em quando eu recebia algum comentário no vídeo do 101 Dálmatas pedindo que eu postasse o resto do jogo. a princípio eu ignorei esses comentários, mas em outubro de 2019 eu acabei cedendo, e decidi gravar uma gameplay completa (porque era sábado e eu estava entediado). mais comentários foram aparecendo, pedindo outros jogos, e a cada 1 ou 2 meses eu fui fazendo um vídeo novo com base no que tinha sido pedido, usando as ISOs que eu tinha extraído. isso continuou durante algum tempo, e os comentários foram se acumulando.

aos poucos foi ficando claro pra mim que existia um valor real nesse tipo de trabalho. os vídeos tinham "poucas" visualizações (30 ou 40), mas pelos comentários dava pra sentir que realmente causava um impacto positivo: eu recebi muitas mensagens carinhosas e extremamente gratificantes, de pessoas dizendo que aquilo trazia memórias de uma época mais feliz, que elas mostraram pros pais/mães delas, que elas finalmente conseguiram assistir o final do jogo X, etc. até certo ponto era bem engraçado, como se eu estivesse exorcizando as pessoas de memórias que elas nem sabiam que tinham.

em agosto de 2020 (em plena pandemia, lê-se: bastante tempo livre) eu decidi tornar os uploads mais consistentes: basicamente 1 vídeo por semana. no começo eu só fazia vídeos dos jogos que eu tinha (uma coleção de aproximadamente 50, imagem acima), mas aos poucos eu fui me guiando mais pelo que as pessoas me pediam: passei a incluir jogos que estavam no Internet Archive mas que não tinham nenhum registro audiovisual, jogos que as pessoas me enviaram por e-mail, e também jogos que eu acabei comprando.

eventualmente eu acabei criando a minha própria conta no Internet Archive onde eu comecei a postar ISOs dos jogos que eu tinha, e também de jogos que as pessoas me enviavam por e-mail. pouco tempo depois eu lancei também o diretório de cd-roms infantis, uma página pra centralizar informações sobre CD-ROMs infantis dessa época.

o futuro

e é nesse ponto que estamos! faz pouco mais de 8 meses que comecei esse projeto, e desde então já publiquei 67 gameplays completos diferentes, totalizando mais de 75 horas de vídeo. da minha coleção original, só 34 jogos foram postados - quase metade dos jogos do meu canal vieram de outros lugares, como por exemplo contribuição de inscritos. eu estimo que pelo menos mais 1 ano seja necessário pra gravar todas as ISOs que eu tenho acumuladas (isso sem contar as que vão aparecer com o passar do tempo), então é, ainda existe muita coisa pela frente.

conseguirei chegar ao fim dessa jornada sem perder minha sanidade? muito provavelmente não, mas é o que vamos descobrir.


atualizado pela última vez: 2021-04-23