./dezembro 2025 (retrospectiva)

eu não costumo fazer resoluções de ano novo -- normalmente tenho algumas ideias vagas do que quero concretizar em um ano, e vou improvisando a partir daí. mas em 2025 decidi fazer diferente e experimentar criar umas resoluções pra mim também. escolhi 3 objetivos que eu queria concretizar e, pra cada um deles, estabeleci alguns "resultados-chave" que me ajudariam a chegar nesses objetivos (tipo "macro-objetivos" e "micro-objetivos"). funcionou muito bem![1]

nesse contexto, a quem interessar possa, aqui está uma retrospectiva das resoluções de 2025 na vida de vinicius garcia.

objetivos

objetivo 1: ganhar massa muscular

em janeiro de 2025, subi na balança que tem no meu pilates e percebi que eu estava com 58 kg. eu meço 1,84m, e caso você não saiba calcular o IMC mentalmente, permita-me que eu te diga: isso é muito pouco. joker pergunta: why so magro? resposta: num sei. provavelmente uma junção de "preguiça de comer" (lê-se: hiperfoco) com "hábitos alimentares ruins" (quem diria que jantar pão com ovo mexido todo dia não estava suprindo as calorias necessárias pro meu corpo se manter). isso se somou ao youtube ter me recomendado não apenas um, mas dois vídeos sobre a importância da musculação (um da BBC e um do Dr. Áuzio) cuja mensagem que ficou comigo foi: "depois dos 30 anos começa a ficar mais difícil de ganhar músculo! tic toc filho da pulta!!". e como consequência, decidi estabelecer o ganho de massa muscular como um objetivo principal, pra não dizer imediato.

"é só comer mais, vinicius!". problema: meu estômago é sensível e problemático. eu tenho refluxo e quando ingiro grandes quantidades de alimento, meu corpo se vinga. então não seria tão simples no meu caso quanto nas pessoas que vejo no youtube, que bebem cinco litros de leite durante 2 semanas e se tornam o schwarzenegger

com isso em mente, estabeleci três resultados-chave:

  1. ir numa nutricionista e obter uma dieta que atenda às minhas sensibilidades e que me permita ganhar massa muscular
  2. incorporar dieta pouco a pouco, pra garantir que nada na dieta vai me fazer passar mal
  3. entrar na academia (porque o pilates, embora seja bom pra muitas outras coisas, aparentemente não é tão bom pra ganho de massa muscular (é hipertrofia que chama né eu sei mas hipertrofia parece nome de doença))

e ao longo dos meses que se seguiram, executei essas três ações à risca. vários obstáculos surgiram: por exemplo, como relatado em março, eu durei exatamente dois dias na academia antes de ficar com uma dor lombar terrível que me tirou dos eixos por um par de semanas. mas como meu pai diz: "tudo tem um jeito, só não tem jeito pra morte", então o que eu fiz foi falar pra minha professora de Pilates que eu queria ganhar massa muscular, e o que aconteceu foi que eu comecei a fazer musculação pra hipertrofia dentro do estúdio de pilates. foi uma decisão totalmente acertada, por todos os pontos de vista -- não só eu pude continuar com as minhas professoras, que são fisioterapeutas e nas quais eu confio, como também não teria praticamente nenhuma mudança na minha rotina em termos de horários etc. o único ponto negativo é que eu não conseguiria ir todos os dias (como teoricamente eu poderia na academia), mas pra começar, já estaria de muito bom tamanho.

paralelo a isso, a dieta que a nutricionista passou foi um grande sucesso: eu tive alguns problemas no início, mas depois de algumas adaptações consegui encaixar as refeições na minha rotina e tudo se ajeitou. basicamente, pra não sobrecarregar o estômago, eu evito fazer grandes refeições, mas em compensação a cada 2h eu tô comendo alguma coisa. e funcionou muito bem!!

ao longo de 6 meses, fui de 58~59k pra 64~65kg, que é o peso que eu meio que sempre tive. não sei quantos % são massa muscular mas, visualmente, posso dizer que provavelmente nunca tive tanta massa muscular quanto agora. o que é muito bom pra auto-estima (sei) e pra saúde (dizem)

de julho a dezembro, meio que estagnei e continuei na faixa dos 64~65kg. sinto que pra continuar ganhando massa eu teria que aumentar ainda mais a minha alimentação e frequência da musculação, o que me dá uma preguiça do caralho. agora que eu saí da "zona de rebaixamento" por assim dizer, quero focar em outras coisas e apenas manter o que já consegui. pra ser bem sincero, estou plenamente satisfeito com o peso que estou. e é sobre isso!

objetivo número 2: jogar RPG e board games de maneira regular

em meados de 2024, enquanto me preparava pra qualificar o doutorado, fui mordido pelo bicho do RPG. pra ser mais preciso, o "bicho do RPG" me mordeu quando eu tinha 10 anos, mas acontece que o vírus ficou incubado durante décadas e só começou a apresentar sintomas ano retrasado porque passei por um período de baixa imunidade mental (como disse, eu estava me preparando pra qualificar o doutorado).

como resultado desse relapso, na segunda metade de 2024 comecei a mestrar algumas coisinhas aqui e outras ali -- principalmente jogos OSR/NSR como Mausritter, Mothership e Cairn. foram experiências muito gostosas: não apenas porque eu me sentia muito bem mestrando, mas porque senti pela primeira vez em muito tempo que a minha carência social estava sendo preenchida. não apenas eu estava revendo meus amigos, eu estava fazendo isso com regularidade -- o que sempre me pareceu a parte mais difícil. nesse contexto, então, RPG me pareceu o santo graal: uma atividade recorrente pra qual posso convidar meus amigos e revê-los!

por conta disso, um dos objetivos que estabeleci pra 2025 foi "jogar RPG e board games de maneira regular". concretamente, os resultados-chave que estabeleci foram:

  1. entrar em uma mesa online de RPG que pareça legal
  2. acumular, aos poucos, um roster de pessoas que têm (sic) interesse em jogar boardgames e RPG
  3. convidar as pessoas pra virem aqui em casa com regularidade
  4. sempre tentar convidar pessoas novas pra aumentar o roster

por que "board games" além de RPG? porque eu imaginei, do topo da minha ingenuidade no início de 2025, que eu poderia rever meus amigos que não gostam de RPG ao chamá-los pra jogar board games -- eu tinha em mente algo tipo "toda última sexta-feira do mês, juntar o pessoal aqui em casa pra jogar boardgames" (por isso o "com regularidade").

o quão bem-sucedido eu fui? não muito, pra ser sincero. novamente, posso trazer dados! aqui estão todas as sessões de RPG que mestrei em 2024/2025:

como vocês podem ver, teve um pico em fevereiro/março/abril, e logo depois morreu:

veja: eu criei um grupo no Telegram com meus amigos que tinham demonstrado interesse em jogar, e marcamos várias sessões juntos. as sessões foram boas! (a maioria delas, pelo menos (aquela de Shadowdark foi horrível)), mas eu não conseguia converter elas em mesas mais longas -- mesmo sendo transparente quanto às minhas ambições de fazer encontros quinzenais.

às vezes as pessoas tinham problemas pessoais e a agenda delas ficava lotada, sem tempo pra continuar jogando. às vezes as pessoas concluíam que não gostavam de RPG e pediam pra sair, levando o namorado junto. às vezes elas simplesmente se esqueciam de que tínhamos uma sessão marcada (essa foi particularmente dolorosa). mas eu continuei tentando, Deus sabe que eu continuei tentando.

li todos os blogposts que consegui encontrar sobre como criar grupos recorrentes com sucesso. tentei mesas normais. tentei west marches. tentei grupos de pessoas diferentes. eu fui atormentado por essa porra durante os primeiros meses de 2025 (e fiquei atormentando a minha esposa, que continuou jogando e sacrificando os finais de semana dela mesmo sem gostar tanto assim).

até que li uma frase que mudou a minha forma de pensar: "é mais fácil transformar jogadores de RPG em seus amigos do que seus amigos em jogadores de RPG". e ao ler isso, Fui Iluminado..

no final de 2024, encontrei um servidor de RPG no Discord que ressonou bastante comigo: as pessoas pareciam legais, elas estavam interessadas nos mesmos jogos que eu (lê-se: OSR/NSR) e o servidor parecia pequeno, mas movimentado. conforme minhas mesas de 2025 foram morrendo, comecei a me fazer um esforço explícito em participar mais do servidor -- não só nas discussões, como jogando as mesas com eles. resultado: esse é o gráfico de sessões que eu joguei em 2025

como podem ver: apesar de eu não mestrar nada desde abril praticamente, eu venho jogado online com bastante regularidade! não apenas isso, mas eu de fato sinto que fiz amizade com alguns dos membros do servidor, sendo que fui até convidado a ir no aniversário de um deles! e eu também comecei a contribuir com os projetos da galera -- por exemplo, escrevi 5 encontros pra essa coletânea de random encounters chamada Tomo de Encontros Estranhos.

crucialmente: isso substitui encontros presenciais com amigos? definitivamente não, e atacar isso de outro ângulo vai ser um dos meus objetivos pra 2026. mas sem dúvida é legal jogar RPG toda semana, mesmo online. e é legal fazer novos amigos online com os quais você se reúne regularmente -- algo que eu não fazia há anos. sei lá foi meio mirei no que vi acertei no que não vi. esse foi provavelmente o objetivo mais confuso de 2025 -- vamos para o último

objetivo nº 3: aumentar minha empregabilidade como cientista de dados

meu terceiro objetivo pra 2025 era "aumentar minha empregabilidade como cientista de dados". se essa frase parece ter sido construída por um advogado, permita-me traduzir: é que no início do ano eu não estava muito satisfeito no meu emprego, mas eu não necessariamente queria sair dele -- na verdade, eu queria poder sair dele. faz sentido? talvez não muito porque não estou dando muitos detalhes (é preciso ser comedido na internet), mas basicamente eu gostaria de adquirir a confiança de que caso eu saísse do meu emprego, eu conseguiria rapidamente arranjar outro.

especificamente, o que fiz foi o seguinte: juntei todas as vagas de "cientista de dados" que consegui encontrar no linkedin/similares, selecionei aquelas pras quais eu realmente conseguia me ver aplicando, e pra cada um dos requisitos atribuí uma porcentagem de 0 a 100% do quão confiante eu me considerava no assunto

e com base nisso decidi os temas que eu deveria priorizar: principalmente coisas como PyTorch, cloud computing e tecnologias novas sexy (tipo Transformers). como "estudar X" não é um resultado-chave muito concreto, decidi criar resultados-chave que fossem mais palpáveis:

  1. conseguir a certificação AWS Certified Machine Learning Engineer
  2. incorporar 3 tecnologias sexy atuais no meu dia-a-dia do trabalho atual pra poder botar elas no currículo
  3. escrever 3 artigos sobre "jornalismo de dados" pra poder dar algo pros entrevistadores lerem que demonstrasse minha capacidade de comunicação e storytelling
  4. fazer um projeto de hard ML com tensorflow/pytorch

se você não é da área e a maioria dessas palavras não faz muito sentido pra você, não se preocupe: isso apenas significa que a felicidade ainda está no seu alcance

quantos desses resultados-chave eu alcancei? pra ser bem sincero, nenhum

  1. eu comecei a estudar bastante pra pegar a certificação da AWS, mas acabei despriorizando porque era basicamente decorar as ferramentas da amazon e estava sendo chato pra caralho
  2. eu incorporei 1 (ou, forçando a barra, 2) tecnologias sexy "tá na boca da galera" no meu dia-a-dia do trabalho
  3. não escrevi absolutamente nenhum artigo sobre "jornalismo de dados", apesar de eu ter produzido esta imagem
  4. passei bastante tempo num projeto de "hard ML" com tensorflow/pytorch (um site em que você pode buscar por palavras-chave e encontrar jogos de CD-ROM antigos com elementos daquele tipo), cheguei até a botar ele online (!), mas acabei desligando porque os servidores estavam me custando mais do que eu gostaria de pagar

(notavelmente, eu defendi o meu doutorado em 2025, o que definitivamente poderia ser um resultado-chave -- exceto que eu não botei porque eu já ia fazer isso de qualquer forma, e não quis me dar esse quick win. eu deveria ter me dado esse quick win. quick wins são bons.....)

olhando assim, pode parecer que esse objetivo como um todo foi um fracasso -- mas o motivo pelo qual eu não me dediquei tanto assim a concluir os resultados-chave é que em meados de 2025, fui indicado a trabalhar em outra empresa por um amigo meu, e a partir daí passei a me focar especificamente no que a nova vaga pedia. e hooray -- consegui a vaga!!! meu novo emprego é muito mais legal e não tem nenhum dos problemas que o meu antigo (tem novos, claro, mas poucos). então apesar de eu não ter atingido nenhum dos sub-objetivos, o objetivo maior foi concluído com sucesso.

conclusão

e essa foi a retrospectiva dos meus objetivos de 2025! aconteceram muitas outras coisas nesse ano (fui uma cobaia num experimento sci-fi, lancei o Portal Digerati, voltei a postar vídeos no meu canal, fui padrinho de casamento, zerei bloodborne...), mas esse post aqui foi focado nas coisas que estabeleci explicitamente como objetivos pra esse ano. e pro ano de 2026, quais serão meus objetivos? não sei. tenho algumas ideias mas ainda preciso sentar e refletir sobre elas. o primeiro passo era escrever essa retrospectiva -- agora posso pensar no futuro


[1]: sim eu sei que isso são literalmente OKRs, algozes de algumas das discussões mais bestas e soulless que já vi na burocracia corporativa. mas veja, eu fui obrigado a ler a porra do livro original dessa merda por conta do trabalho em 2023, e agora que esse conhecimento forçosamente entrou na minha cabeça eu VOU USÁ-LO ok