22 de janeiro de 2021

pensamentos sobre penko park

pokémon snap é um jogo que eu tenho muito proximo do meu coração, mas que durante decadas nao recebeu nenhum amor ou reconhecimento por parte da nintendo ou da game freak. apesar de penko park ter sido lançado depois do "new pokemon snap" ter sido anunciado, tenho certeza que ele começou a ser desenvolvido antes desse anuncio, no universo em que jamais saberiamos se haveria algum outro pokemon snap oficial. como alguem que tambem viveu nesse universo, sinto uma grande empatia com esse jogo.

por um lado, penko park mantém tanto a macroestrutura de snap quanto as mecânicas do jogo em si. em ambos os jogos você fica dentro de um carrinho que anda por uma fase, e você tira fotos dos bichos, e tenta enquadrar as fotos pra elas nao ficarem uma bosta. de vez em quando você tem que interagir com os bichos pra tirar uma foto rara, e depois de tirar uma quantidade suficiente de fotos, a proxima fase é liberada. como voce frequentemente não encontra tudo de uma vez só, o fluxo intencional do jogo reqeur que voce re-jogue a mesma fase varias vezes; voce começa a ficar intimo delas, no nivel de speedrun ou algo do tipo: vc sabe exatamente o que tem de fazer e quando. é ate meio uncanny que os bichos estejam nos mesmos lugares, pra ser sincero.

o DNA dos jogos pode ser o mesmo, mas como gemeos dizigoticos, o fenotipo é razoavelmente diferente (eu nao sei o que estou falando)

em primeiro lugar, a estetica de penko park é totalmente diferente. o jogo se passa num parque abandonado, entao tudo é meio ~spooky~ e misterioso, e existe um clima nas fases de misterio e medo, conforme vc vai revelando cada vez mais detalhes da verdadeira natureza do parque. por um lado esse misterio corrobora a sensaçao de exploraçao criadas pelas mecanicas do jogo (ja que vc nunca sabe qual o proximo bicho que vai encontrar), e por outro ele une tematicamente as fases de um jeito que o pokemon snap nunca conseguiu (com suas adjacencias videogame-y impossiveis entre "fase do rio" e "fase da lava"). a tematica de "parque abandonado" tambem dá uma boa explicaçao pra voce encontrar 700 especies diferentes num espaço de 2m, coisa que o pokemon snap tambem nunca teve.

a estetica também é o que ajuda penko park a enfrentar o seu maior desafio: o fato dele não ser um jogo de pokemon. pra vc tirar fotos dos animais, é preciso que voce ligue pra eles, que vc queira conhce-los e eencontra-los: se os bichos sao legais a motivaçao é intrinseca (eu quero ver mais bichos pq eles sao legais!), caso contrario ela é apenas extrinseca (eu quero ver masi bichos pq ali tem uma barra falando que eu ainda nao tenho todos). pra isso, pokemon snap podia se utilizar do fato de que o jogador provavelmente conhece e gosta de pokemon, mas penko park não pode usar o mesmo truque. o desafio entao é criar 100+ designs que sejam cativantes e diferentes o suficiente pra capturarem o interesse do jogador. felizmente, penko park consegue isso sem muitos problemas, graças a uma direçao de arte fenomenal. os artistas conseguiram fazer designs simples mas expressivos pra muitas das criaturas: esse é um bicho que dorme mas é bravo, aquele é um besouro rola-bosta que dança, aquela é uma arvore que se camufla. são criaturas instantaneamente memorizaveis e interessantes, o que ajuda a fazer vc querer continuar jogando.

alem do design das criaturas, existe um outro sistema do jogo que ajuda a torna-las memoraveis: o album de fotos. no pokemon snap original vc so dava as fotos pro professor oak e recebia uma congratulaçao generica, mas aqui todo esse processo é muito mais elaborado e interessante. em primeiro lugar, vc é oferecido o direito de colar as fotos no seu album, e toda vez que vc faz isso vc ganha um flavor text engraçadinho que fornece algum insight sobre a natureza daquelas criaturas e seu lugar no mundo, o que não só as torna muito mais vivas e interessantes, como também reforça as vibes ~spooky~ do jogo. esses textos são tão bem escritos que se tornaram pra mim uma verdadeira recompensa, tanto quanto encontrar os proprios bichos. alem disso, no seu album vc poe nao apenas as fotos dos bichos como tambem alguns objetos relacionados a eles que vc encontra pelas fases, como por exemplo cocô, ossos ou ovos. esses objetos realmente atuam como "figurinhas cromadas" do album e encontrar um é sempre recompensador; uma dimensao nova no processo de coleta que nao existia no pokémon snap original. é engraçado pq vc normalmente nao tem a menor ideia do que seja o objeto até botar ele no livro e ler a descrição ("isso é um crânio? ou será um ovo???")

o pacing tambem merece grandes elogios. assim como no pokemon snap, pra liberar a proxima fase voce precisa de uma pontuação minima que praticamente requer que vc faça a fase anterior pelo menos 3 vezes, mas eu me lembro de isso ser meio chato no pokémon snap; aqui isso raramente chega a ser incomodo porque, pq vc raramente passa mais de 1 'playthrough de fase' sem desbloquear algo novo - seja uma nova forma de interagir com o ambiente ou um novo ugprade pro seu carro (o incremento de tempo de pausa foi uma jogada inteligente pra extrair mais do mesmo, congratulaçoes para os designers). essa cadeia continua de desbloqueaveis, em conjunto com a presença de caminhos alternativos nas fases, faz com que vc revisite as fases nao pensando "ai que saco vou ter que fazer ela inteira de novo", mas com uma mentalidade de "o que sera que eu posso descobrir agora?".

minha principal critica a penko park é que em alguns aspectos ele acaba traindo a propria vibe de misterio que quer passar. isso começa em como ele simplifica o sistema de pontuação das fotos do pokémon snap: as fotos nao valem mais pontos numericos, mas sim de 1 a 3 estrelas; alem disso, vc sabe quantas estrelas a foto vale imediatamente depois de ter tirado ela. eu nao tenho problemas com essas duas decisoes (apesar de eu me lembrar que era divertido a sensaçao do pokemon snap original de "sera que essa foto ficou boa?? ai meu deus vou tirar mais 50 só pra confirmar"). o que me encuca um pouco é uma terceira decisao: basta apontar a camera pra um bicho e o jogo te diz se vc descobriu tudo que tem pra descobrir dele, e caso contrario, quantas fotos faltam. por um lado isso facilita o trabalho do jogador em "completar a fase", mas por outro faz o gameplay se assemelhar a uma checklist: vc completou 73% da fase, falta X Y e Z, boa sorte. parece que ele está estimulando o complecionismo. no começo isso não foi muito problematico, mas depois fui sentindo que era isso que o jogo queria que eu fizesse: completasse 100%. isso reduziu bastante o sentimento de descoberta, e nao sei se gosto muito. outras mecanicas menores também reduzem a descoberta, como por exemplo o fato da crosshair ficar vermelha toda vez que vc põe a camera em cima de uma criatura - o que significa que vc nao precisa ter o esforço de prestar atençao no ambiente, dado que vc pode simplesmente apontar a camera pro meio do mato e esperar ela detectar alguma coisa.

relacionado a isso, o maior problema de penko park pra mim é a ausencia de segredos. na primeira fase do jogo existe uma foto rara que vc só consegue encontrar se vc jogar um bicho na cachoeira e depois tomar o caminho especifico na fase que vai te levar pro fim daquela cachoeira (vc precisa fazer a conexão mental e perceber que aquele lago é o fim da cachoeira). foi um momento muito magico que eu apreciei bastante na hora, porque é basicamente um puzzle que testa os meus conhecimentos sobre a geografia da fase e sobre os bichinhos em si. infelizmente, é praticamente o unico exemplo desse tipo que eu consigo tirar da minha memoria, apesar de eu ter feito quase 100% do jogo. esse tipo de coisa era bem mais comum no pokémon snap original (p. ex.: fotos do gyarados, magneton, charizard, slowbro etc), e isso tornava o jogo bem mais misterioso e interessante de se explorar. alem disso, pouquissimas criaturas em penko park interagem *entre si*, o que tambem fere um pouco a imersao ja que apesar delas estarem no mesmo ambiente, elas basicamente ignoram umas às outras. as interaçoes que existem são apenas implicitadas por blurbs no livro. eu senti bastante falta desse tipo de coisa.

mas esses são problemas de alguem que jogou, adorou e queria que as coisas fossem ligeiramente diferentes. mesmo do jeito que é, penko park é uma experiencia agradavel que eu recomendaria até mesmo pra quem não jogou pokemon snap. eu não ficarei surpreso se penko park for melhor que "new pokemon snap". veremos


Comentários