./ April, 2022


abril foi um mês que passou muito rápido. eu passei quase todo o meu tempo livre trabalhando em três projetos criativos (perceptron-viz, simulated-annealing-viz e tradutor de nomes coreanos), então sinto que eu tava tão focado que nem vi os dias passnado. por um lado isso me deixa feliz (estou muito orgulhoso com o resultado final do tradutor de nomes, e acho que o write-up ficou muito bom), mas por outro tenho um certo receio de estar cegamente trocando "presença" por "produtividade". eu sempre tive uma certa ambivalência quanto a projetos criativos, uma ambivalência que vem lá do tempo em que eu trabalhava com gamedev: faz sentido passar tanto tempo trabalhando em algo que nem é tão divertido no momento-a-momento, e que talvez ninguém se importe? esse mês, me esforcei pra botar uma lupa no meu estado psiquico e pude comprovar algo que eu ainda não tinha certeza: que projetos criativos não me trazem satisfação só no momento final (satisfação retrospectiva), mas também ao longo da experiência, especialmente se (1) eu tiver aprendendo alguma coisa nova, e (2) se eu acreditar na ideia. isso foi um autoconhecimento muito importante que me levou a criar três requisitos pra um projeto pessoal de sucesso, do qual pelo menos dois tem de ser cumpridos:

  1. é sexy?
  2. é rápido?
  3. você vai aprender alguma coisa?

o projeto de nomes cumpre (1) e (3), enquanto o negócio da tabela periódica cumpre (1) e (2). o meu problema com gamedev, em retrospecto, é que em geral fazer jogos não cumpre... nenhum dos três. mas eu posso me aprofundar mais nisso depois.

o que eu fiz no restante do mês, enquanto eu não estava procurando planilhas em coreano? essa é uma boa pergunta, que eu não sei responder muito bem. acabei não trabalhando muito na minha tese por conta de um misto de feriados com carga de trabalho da disciplina que estou cursando, e isso me deixa um pouco chateado, porque trabalhar na minha tese devia ser a atividade mais prioritária da minha semana... não é como se eu tivesse procrastinado; eu fiz diversas coisas, o problema é que elas não derma certo e/ou não foram concluídas então parece que eu não fiz nada. é o tipo de coisa que pode ser resolvida se você se organizar melhor, mas no caso não foi o que eu fiz, então segue o baile. infelizmente também não vejo que isso vai mudar no futuro próximo, considerando que tenho trabalhos pra entregar e corrigir e meu tempo é escasso...

acho que a coisa mais bizarra que aconteceu esse mês foi essa notícia totalmente inesperada de que eu talvez passe um tempo na espanha. eu não quero falar muito sobre isso porque ainda não tem nada confirmado, mas se isso acontecer de verdade, talvez 2022 realmente faça jus ao título "Year of Novelty".

o que eu espero do mês de maio? honestamente, não muita coisa. eu acredito que em projetos criativos, o ritmo não vai ser tão frenético quanto o de abril, e tudo bem. minha lista de ideias continua enorme, mas vou tentar usar parte do meu tempo livre pra retomar um pouco de "presença" e re-centrar a minha mente (algo que eu vou precisar muito se realmente for pra espanha). eu adoraria avançar mais na minha tese a ponto de sentir que estou caminhando num ritmo bom, e acho que talvez isso aconteça em maio porque vou poder aproveitar o projeto 2 da disciplina pra trabalhar em uma ideia pra minha tese. mas a primeira semana ainda vai ser foda.

eu também estou muito satisfeito que esse remédio (inzelm) parece estar tratando bem a minha gastrite. eu não aguento mais comer torradas da bauducco