./ July, 2022

julho foi mais um mês de preparação, como qualquer um que acompanha minha vida pode imaginar. pra quem começou a assistir a sitcom agora, o contexto é o seguinte: no fim de agosto eu vou viajar pra Espanha com minha cônjuge, pq vou começar um doutorado sanduíche de 1 ano. por conta disso, esses últimos tempos tem sido um vórtice vago de burocracia, despedidas e ansiedade. por isso que julho foi mais um mês de preparação.

em particular, os últimos dias de julho foram o ponto convergente de todas as burocracias, porque nesse período eu fui ao consulado solicitar meu visto. para tornar uma longa história curta, esse processo envolveu a apresentação de mais de dez documentos, dentre eles: um seguro saúde que cubra repatriação funerária, uma comprovação de meios financeiros acima de 545 euros por mês, uma carta de aceitação na universidade com assinatura eletrônica, uma certidão de antecedentes penais materializada e apostilada, um certificado médico dizendo que eu não sou uma ameaça sanitária à Europa (com firma reconhecida do médico), e é claro, uma módica quantia de quatrocentos e cinquenta e um reais. (se você não está familiarizado com verbos tais quais "reconhecer firma" e "apostilar", eu também não estava, e agora te invejo). foi um rolo conseguir todos esses documentos, literalmente o trabalho de meses, mas felizmente deu tudo certo* no consulado e agora é só esperar o visto ser emitido.

(*uma ressalva: o funcionário que me atendeu no consulado não falava português e eu não entendi muitas das palavras que saíram da boca dele. mas ele me deu um papel pra eu acompanhar o processo de emissão do meu visto, então acho que deu tudo certo!)

no meio dessa maluquice toda, eu tive muito pouco tempo pra mexer na minha tese porque também estive ocupado fazendo duas disciplinas (as duas últimas disciplinas que preciso fazer pro doutorado) e sendo monitor de uma terceira. ainda assim, eu consegui miraculosamente encontrar alguns resultados muito interessantes que vão me ajudar a chegar na Espanha com algo bem legal. eu sei que não dei muita informação específica mas só quero dizer que: passei muito tempo na faculdade esse mês de julho, mas uma fração mínima desse tempo foi passado trabalhando de fato na minha tese, e isso não tira muito o meu sono (meu orientador também foi muito positivo nesse sentido, porque ele é muito compreensível)

por conta de todo esse caos que minha vida tem estado, em junho eu prometi que não ia mais fazer vídeos de CDROM por um tempo, pra liberar minha mente pra outras coisas. eu cumpri essa promessa muito bem, mas surpreendendo absolutamente ninguém, eu arranjei outra coisa pra ocupar o meu tempo... palavras cruzadas. (minha cabeça é tipo um navio de desenho animado afundando - se você tapa um buraco, começa a sair água de outro canto.) foi tudo muito inocente no começo, apenas um exercício mental: "se eu fosse programar um gerador de palavras cruzadas, apenas hipoteticamente falando, como ele funcionaria?" pensamento seguinte: "oras, pra criar uma palavra cruzada automaticamente, primeiro preciso saber como que cria uma manualmente, né?". então eu comecei a rascunhar no papel uma palavra cruzada de sacanagem. e aí eu terminei ela e mandei pra alguns amigos. e aí eu fiz outra, porque eu tinha aprendido algumas lições e queria botá-las em prática. e depois eu fiz uma terceira. e uma quarta. resumo da ópera: eu acho que faço palavras cruzadas agora (pelo menos por enquanto...). é divertido!! eu tenho me divertido, pelo menos. porra, é um puzzle em que eu posso inventar uma dica como "Wake up babe, new Bible just dropped". como que poderia não ser divertido?

mas vale a pena comentar também que eu passei a primeira semana de julho absolutamente obcecado com jogos de exploração... de novo. essa é uma das minhas obsessões ocasionais, pra quem não sabe -- a cada X meses eu começo a pensar em mistério em jogos, escrever reviews de jogos do gênero, escrever textos sobre o assunto etc. dessa vez não foi muito diferente, porque no meu delírio eu acabei escrevendo um outro texto sobre "jogos misteriosos", que agora eu chamei de "jogos mistificados" porque faz mais sentido com pra onde a minha teoria tem caminhado. o texto ficou legal e tal, mas o que mais me deixou orgulhoso foi na verdade a condensação das minhas investigações em um "CONFUSING GAME BINGO", que eu postei no subreddit de Outer Wilds e alcançou 250+ upvotes (que não é muito, mas certamente não é nada). eu acho que o bingo captura tudo que eu penso de um jeito divertido, mas também prático -- agora tenho confiança de que, dado um jogo, eu conseguiria pensar em algumas formas de tornar ele mais misterioso. o que eu fiz com isso até agora? obviamente, nada -- depois que eu terminei o texto, fiquei com uma vontade louca de fazer palavra cruzada e o resto você já sabe.

uma outra coisa que aconteceu ao longo de julho foi que eu comecei a gostar a vera de one piece. tecnicamente eu comecei a ler em junho, mas foi em julho que eu realmente comecei a ler numa frequência mais consistente (1 volume por dia, em média), e também foi em julho que eu cheguei nas partes de one piece em que eu chorei que nem uma garotinha, múltiplas vezes. é bom pessoal, é bom mesmo. é bizarro porque o comprimento sempre me assustou (1000 capítulos!! onze!) e eu comecei a ler em parte porque vai acabar em breve, mas agora eu fico ativamente triste de saber que vai acabar em breve... eu amo todos os meus piratinhas buaaaaaaaaaaaaa

enfim, esse foi julho. o que agosto nos reserva? uma das maiores transições da minha vida, certamente: vou sair de casa pela primeira vez, vou morar com outra pessoa pela primeira vez, vou viver em outro país pela primeira vez, e vou trabalhar num lugar cujas pessoas eu não conheço... pensem em mim amigas e amigos, e me transmitam mensagens e pensamentos positivos, porque eu vou precisar!!