./ enero 2023


(OBS: Eu não escrevo uma página desse tipo desde setembro, que foi tipo quando eu cheguei aqui basicamente. Foi um problema de protocolo: ao invés de eu ir escrevendo os bullet points acima conforme o mês passava, eu tirava uma tarde no fim do mês pra escrever tudo. E não tenho tido mais tardes nos fins dos meses!!! Então a partir de agora vou conjurar a disciplina pra fazer o óbvio que é: anotar o que acontece enquanto acontece, pra poupar meu trabalho no fim do mês.)

Janeiro foi um mês um pouco conturbado (quase todos eles são, como vim a perceber!). A primeira semana foi toda de feriados, porque aqui na Espanha eles comemoram bastante tudo que tem a ver com os três reis magos e dia 6/1 é dia de reis, então o ano só começa depois daí. Eu queria aproveitar esse recesso de fim de ano pra dar um gás no doutorado e escrever dois papers em duas semanas, mas falhei miseravelmente na minha tarefa e consegui escrever 1.2 papers em 2.5 semanas. Ainda assim, está de bom tamanho, eu acho! É melhor do que escrever 1 paper em 8 meses, que era meu recorde prévio

Logo depois desse período de intensa produtividade, eu fiquei fudido durante uma semana inteira por conta de uma faringite aguda, lê-se: uma dor de garganta filha da puta. Onde eu peguei essa porra? Não faço ideia, mas quando eu fui na emergência eu era o 4o da fila e as três pessoas na minha frente tinham exatamente os mesmos sintomas, então acho que ficar fudido da garganta é algo normal no inverno europeu. Nessa semana eu tive uma sessão alucinada de imersão em Tunic com a Silvia, e também comecei a ler Unfolding of Language, um livro que certamente vai entrar nos meus melhores do ano porque ele é simplesmente muito bom! É sobre etimologia e a evolução da linguagem e perguntas sexy como por exemplo: como um idioma vira outro idioma? Por que os idiomas mais antigos são em geral mais complicados? Como que um bando de macacos falando "mim Tarzan você Jane" acaba inventando o conceito de oração subordinada? São perguntas interessantíssimas que eu nunca tinha me feito e esse livro responde de forma clara e enriquecedora. Muito bom!!!

Aos poucos eu fui ficando melhor o suficiente pra voltar pra universidade, onde eu sentei na frente de um computador até ter... 1.4 artigos em 5.3 semanas. É foda porque mesmo depois de terminar o rascunho, tem todo o trabalho de enviar pros orientadores, fazer as modificações que eles pedirem, procurar um periódico, botar no template do periódico etc... Enfim, quem sabe sabe, quem não sabe, tenho inveja! Nesse vai-vém eu acabei terminando a minha página do meu trip report de Barcelona, que você pode ver aqui. Honestamente? Ficou foda. Eu sei que ler sobre a viagem de outra pessoa pode não parecer muito divertido, mas eu me esforcei bastante pra fazer algo diferente, e recebi feedbacks muito positivos de três pessoas (que eu nem tinha pedido pra lerem!), então... Dá uma olhada!!! Talvez você goste!!!! Ficou bom buaaaaa é sério

E falando em viagens, nesse mês eu e Silvia fizemos outra: nós fomos pra València, uma cidade que supostamente "mescla o passado com o futuro". Na prática a parte do "futuro" é um museu de ciência para criancinhas, e a parte do "passado" é um cálice que juram de pé junto ser o Santo Graal. Não preciso nem dizer qual das duas partes eu mais gostei (o Santo Graal. Foi o Santo Graal). Como um todo a viagem foi legal, mas tiveram alguns pontos específicos que impediram que ela alcançasse a sua melhor versão. Vou falar mais sobre isso no meu trip report sobre València, que eu (ainda) não comecei mas que tenho que terminar até a próxima viagem em... checks papers... 2 semanas!?!

Outros pontos interessantes do mês de janeiro foram que meu tradutor de coreano-brasileiro hitou nas redes, depois de quase um ano dele ter sido lançado. Pra quem lembra, esse foi um projeto que eu fiz em abril de 2022 e que custou bastante tempo e esforço, mas que nunca tinha tido as visualizações que merecia (eu fiz até um write-up!!). Pois bem, semana passada ele finalmente chegou no seu público alvo: kpopeiras brasileiras. Eu simplesmente acordei um belo dia com dois comentários no meu site, e instantaneamente soube que algo estranho estava acontecendo. Graças ao meu caro amigo vitor, consegui traçar a cosmogonia do evento até um único tweet feito por uma conta grande de kpop no Brasil, que tinha comentado sobre um "site esquisito que traduzia o seu nome pra coreano e vice-versa". Daí em diante foi ladeira abaixo: um monte de thread no estilo "como seria o nome dos integrantes do [nome de grupo de kpop aqui] se eles fossem brasileiros?". Em outras palavras, foi legal!! Fiquei feliz!! É sempre gostoso ver seu trabalho sendo reconhecido. Eu até recebi fanmail!!

(Existe um texto a ser escrito aqui sobre "paciência" na hora de ser criativo, não só na hora da produção mas também na do lançamento. Um dia esse texto vai ser escrito!)

Falando em ter seu trabalho reconhecido, houve algumas outras situações esse mês que me passaram sensações similares: eu recebi uma mensagem muito fofa agradecendo pelo meu tutorial de ripar jogos em Shockwave (que eu tinha esquecido que tinha escrito); eu recebi um elogio enorme de um amigo à minha página de Barcelona, que significou muito pra mim; o Jim Crawford do Frog Fractions leu um dos meus textos sobre mistério em Dark Souls e curtiu, o que é bizarro porque a palestra dele sobre mistérios em jogos foi muito fundamental pros meus pensamentos sobre o assunto; além é claro dos comentários diários que eu recebo nos meus vídeos de cd-roms antigos. Tudo isso meio que somou um atrás do outro e a sensação final que eu fiquei foi... Realização!! Me senti, e ainda me sinto, realizado. Como se eu estivesse no caminho certo, sabe? Como se eu estivesse produzindo coisas e elas estivessem sendo encontradas por outras pessoas, e essas pessoas estivessem gostando. Faz muitos anos que eu defini o meu objetivo de vida como sendo: "ser uma pessoa que faz coisas", e apesar dessa definição ser extremamente abstrata, nesses últimos dias tenho sentido que eu estou acertando na mosca. Sinto que a minha OPUS chegou num tamanho razoável, e estou projetando um mundo grande o suficiente para que outras pessoas possam se perder nele. Eu não consigo parar de pensar que o Vinícius de 15 anos, que não sabia o que queria fazer da vida, admiraria muitíssimo o Vinícius de 25 anos. Eu ainda tenho um longo caminho a percorrer, mas sinto que estou na direção certa.

(A decisão crucial nisso tudo foi, claro, criar esse site aqui. Ele é a COLA que une tudo, o background da minha existência. Tudo tem sua existência justificada a partir do momento que ele pode ser posto aqui, e nesse processo, eu tenho a segurança necessária pra brincar e pra testar coisas novas. Ler "Refuse to Choose!" também foi muito importante pra mim, assim como "I Could Do Anything If I Only Knew What It Was". Se o título captou sua atenção, recomendo fortemente!!!)

Enfim eu vou parar nessa nota wholesome aqui pra invocar a vinda do mês de fevereiro. Dizem que ele é o mês mais frio do ano :3 Vai tomar no cu inverno filho da puta